segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ar = Respiração

O ar remete para a respiração. O ar dentro de nós e à nossa volta. O ar que nos separa dos outros e dos objectos. O ar dentro de nós que é um continente inteiro por descobrir. A nossa respiração é uma constante indissociável da condição de estarmos vivos e no entanto, somos eternos aprendizes na arte de respirar.


The breath is the intelligence of the body.      

T. K. V. Desikachar 

Na dramaterapia trabalha-se com a respiração em vários momentos da sessão: no início, como forma de ajudar o indivíduo a focar-se no momento presente, conectando-se com o estado actual do seu corpo e aceitando esse estado sem querer modificá-lo; no aquecimento preparando para o trabalho na sessão (movimento, voz); no final como forma de obter um relaxamento mais profundo.

Por vezes este trabalho é feito sem que se dê conta, quando a respiração acompanha e regula o esforço necessário para cada acção. Neste caso o indivíduo está em sintonia com o seu corpo e a expressão pode tornar-se mais fluida e autêntica.

Há quanto tempo não brinca ao pião?

sábado, 22 de maio de 2010

A Dramaterapia é como o brincar:

















é recomendável para todas as idades!

Rebentos: força e vulnerabilidade











É preciso cuidar dos rebentos que brotam 
no processo terapêutico 
para que a mudança e o crescimento 
possam ter lugar.
Gilberto Gil - Rebento*

*abrir com o botão direito do rato para continuar no blog

A psicoterapia é uma viagem a dois



A dramaterapia pode ajudar-nos a focar um aspecto de nós próprios que queremos entender melhor

As janelas são interessantes



dão para ver para fora tanto quanto para dentro

Movimento

O movimento é um importante elemento no trabalho da dramaterapia, podendo constituir a actividade principal de uma sessão. Por movimento entendemos a expressão corporal e todo o repertório de movimentos de determinada pessoa.

O dramaterapeuta com formação em movimento (análise de movimento de Laban) observa com atenção o movimento do seu cliente de forma a poder comunicar com ele através de uma linguagem não-verbal.

Como um botão de flor




Estes são os primeiros passos deste blog ainda em flor. Se o tempo o permitir será um espaço de comunicação, de partilha e de criatividade; onde cada imagem valerá tanto ou mais do que cada palavra. Espero que gostem e que comentem. Benvindos!